quinta-feira, 26 de julho de 2012


Muros de 15 estações do Metrô serão grafitados



Entre os dias 21 e 31 de outubro vai rolar a Copa Graffiti na Zona Norte do Rio. A competição é destinada as comunidades e alunos da rede pública, e a final reunirá 15 times que pintarão 15 muros das estações da linha 2 do metrô, de São Cristóvão a Pavuna.

De acordo com a informação publicada na edição de agosto da revista Estação Notícias (do MetrôRio), que começou a circular hoje, os grafiteiros finalistas pintarão uma área que, ao todo, atinge uma área de 5.400 m2 e o grupo vencedor ganhará R$ 50 mil em prêmios.

O rapper Marcello Dughettu, produtor da Copa Graffiti, diz que a missão é mostrar o quanto a arte tem de capacidade transformadora. E, para tanto, as pinturas não serão aleatórias e irão além de uma intervenção artística. Trata-se de um festival que vai envolver as comunidades e, para cada uma delas, serão exploradas as particularidades de cada região. Cada equipe levantará as histórias do bairro de cada estação, de forma que o layout a ser grafitado retrate personagens locais ou fatos marcantes das regiões. De acordo com o grafiteiro Airá Ocrespo, co-autor do projeto, o objetivo é valorizar a memória local e dar visibilidade positiva à cultura presente no eixo de cobertura, entre as 15 estações.

Muito bom. Quem se interessou, fique atento porque a Copa Graffiti terá seu início em agosto com a realização de quatro oficinas.

Um comentário: