quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Dia Mundial Sem Carro

Motoristas cariocas adoram engarrafamentos



A iniciativa de se criar o Dia Mundial Sem Carro até que é boa, sendo que no dia seguinte parece que nada aconteceu, com tudo voltando ao ritmo normal. A verdade é que pouquíssimas pessoas querem deixar o carro nas garagens para encarar um ônibus, metrô ou trem.

Está certo que nosso sistema de transporte público está ruim, mas não acreditar em sua melhoria também é um exagero da população motorizada. Para se ter uma idéia, os BRTs estão saindo do papel e vão oferecer agilidade, conforto (com direito a TV e ar-condicionado) e um pouco mais de segurança aos usuários, em relação aos ônibus comuns.

Como os corredores são exclusivos, acredito que a velocidade média dos ônibus poderá atingir a 80 km/h em parte do trajeto, o que será bem maior do que a registrada em alguns lugares como a Av Rio Branco, onde na hora do rush a velocidade é de penas de 14 km/h.

Mas, mesmo com essas vantagens, 66% dos proprietários de carros não estão dispostos a trocar o modo de locomoção, de acordo com uma pesquisa da Coppe/UFRJ. Eles preferem ficar parados nos engarrafamentos diários do que usar um ônibus que vai circular por um dos BRTs.

E aí, como é que fica? Ou não fica...

Nenhum comentário:

Postar um comentário